O ano de 2024 foi um período de inúmeros ganhos e obstáculos no mundo corporativo brasileiro, mas 2025 tem tudo para evoluir ainda mais.
Pensando nisso, reunimos 5 tendências de inteligência competitiva para sua empresa já se antecipar e se planejar estrategicamente!
Inteligência humana e artificial trabalhando juntas
Dizer que a inteligência artificial (IA) é uma das tendências para 2025 é um pouco óbvio, mas dessa vez ela vem com tudo para dominar nossas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional.
A inteligência artificial generativa é uma tecnologia que usa modelos de IA para criar conteúdos originais, como imagens, vídeos, textos, música, áudio, entre outros. Grandes empresas como Amazon e Google já estão criando suas próprias inteligências artificiais.
O Brasil não fica atrás - segundo uma pesquisa da consultoria Oliver Wyman, 57% dos brasileiros afirmam já ter usado plataformas de IA , um percentual superior ao de outros países. Desses, 20% declaram usar IA exclusivamente para fins pessoais, contra 11% que a utilizam apenas no ambiente profissional.
Para 2025, a promessa é de que a IA continue crescendo e se tornando essencial no uso diário da população. Para as empresas em específico, o desafio está em otimizar processos, com colaboradores mais focados em tarefas estratégicas, enquanto a tecnologia acelera atividades burocráticas e repetitivas.
No entanto, é bom ressaltar que nós (humanos) e as máquinas ainda estamos aprendendo como lidar uma com a outra e isso faz com que seja passível de erros. Então para os empresários, atenção: não é possível antecipar as falhas no sistema, então é necessário criar ferramentas de controle, monitoramento e ainda fazer com que a IA siga protocolos e políticas bem específicas.
Outros pontos que serão tendência dentro da IA são:
Sistemas de cibersegurança atuarão na proteção de dados;
Questões éticas e regulamentação da IA serão essenciais para garantir o uso responsável da tecnologia;
Realidade aumentada para transformar diversos campos de atuação, como educação, entretenimento, saúde e muito mais.
Tecnologias e mais tecnologias
Além da inteligência artificial, vale destacar algumas outras tecnologias que também serão tendência em 2025.
Uma delas é o avanço significativo em biotecnologia, que é um conjunto de técnicas para manipulação de organismos vivos para produzir ou modificar produtos. Isso impactará diretamente inovações nos campos da saúde, agricultura e sustentabilidade.
No ramo da saúde, o objetivo será oferecer maior qualidade de vida, com tratamentos personalizados para distúrbios genéticos ou com efeitos colaterais reduzidos, impactando pessoas que sofrem com distrofia muscular, anemia falciforme e até mesmo diagnosticadas com câncer.
Já para o agronegócio, como o Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, a biotecnologia pode auxiliar na criação de sementes mais resistentes a mudanças climáticas e mais nutritivas para a população.
Sustentabilidade em alta
A população brasileira está cada vez mais praticando ações sustentáveis e isso também pode impactar a imagem e reputação da empresa que ela escolhe consumir.
De acordo com a pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em outubro de 2024, 88% da população adota com frequência mais de 5 práticas sustentáveis. Esse mesmo estudo ainda aponta que cresceu o interesse dos brasileiros por produtos sustentáveis, mesmo que sejam mais caros.
Outro tema importante é a preocupação climática. Segundo uma pesquisa da Bain & Company, dos 19 mil consumidores em 10 países em que o levantamento entrevistou, 61% delas aumentaram sua preocupação com as mudanças climáticas nos últimos dois anos, em especial consumidores no Brasil, Indonésia e Itália.
Nesse mesmo estudo, confirmou-se que 36% dos consumidores afirmam que abandonariam empresas que não atendem às suas expectativas sustentáveis.
Algumas iniciativas para aliviar as mudanças climáticas já são bastante conhecidas, como práticas ESG, e o investimento em alternativas sustentáveis tende a aumentar nos próximos anos. Visando atrair ainda mais os consumidores muito mais conscientes e exigentes, o desafio das empresas é implementar mudanças realmente significativas para reduzir o impacto de suas produções.
Então, em resumo, são 3 pontos acerca do tema sustentabilidade para ficar ligado em 2025:
Consumo mais sustentável
Práticas sustentáveis da empresa
Produtos mais sustentáveis
Simplificar o consumo
Por falar em consumidores e experiências de compra, o varejo terá o desafio de inovar para não frustrar o cliente.
De acordo com o CX Trends 2024, alguns fatores são decisivos em sua jornada de compra, como o valor do frete (70%), empresas com as quais já tiveram experiências positivas (57%) e as formas de pagamento flexíveis (53%).
Além disso, é importante reduzir o abandono do carrinho dos e-commerces. A praticidade do digital é enorme, porém os consumidores não toleram experiências frustrantes. Cerca de 58% dos clientes deixaram de comprar em uma empresa após experiência negativa, de acordo com outra pesquisa da CX Trends 2024.
Então aqui vale utilizar tecnologias para otimizar processos de logística, IA para personalizar a experiência e até tecnologias que facilitem os pagamentos. O ponto crucial é reunir tudo isso em uma experiência.
Diversidade e inclusão para crescer a marca
Por fim, é válido destacar a importância da diversidade e inclusão nas empresas.
Segundo pesquisa realizada pela Travessia - Estratégias em Inclusão, 53% dos respondentes informaram que conhecem alguém que já sofreu preconceito no trabalho e 24% afirmaram que já foram vítimas de violência no ambiente de trabalho por causa de sua orientação sexual e identidade de gênero.
Isso não se reflete apenas no mundo corporativo, mas também na maneira como esse público consome outros produtos ou serviços. Por exemplo, de acordo com o Booking.com, 77% dos brasileiros LGBTQ+ dão preferência a empresas de turismo com políticas inclusivas.
Outro dado é do Brand Inclusion Index 2024 da Kantar, que diz que 86% dos brasileiros consideram importante que as empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão nos seus próprios negócios ou na sociedade como um todo.
Ou seja, é preciso reavaliar suas próprias práticas dentro da empresa e também demonstrar apoio às causas de uma maneira orgânica e natural.
Conclusão
Inovar não é mais apenas um sinônimo de usar tecnologias a favor do seu negócio, mas sim perceber que o mundo está em constante evolução e uma empresa que não se planeja para acompanhar, ficará mais isolada no passado.
Essas tendências de inteligência competitiva são apenas um norte para que empresas projetem suas ações de acordo com o movimento do mercado e, dessa forma, possam dominá-lo em seus campos de atuação.
A ALLCON pode auxiliar a jornada da sua empresa em 2025, planejando um futuro mais assertivo para o seu negócio. Quer saber como? Ouça o novo episódio do nosso podcast sobre Nova Inteligência Competitiva!
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