Já se foi o tempo em que cada setor de uma empresa operava da sua forma e no seu ritmo sem se preocupar com as entregas do negócio como um todo. Atualmente, mais do que tudo, há a necessidade de ter um alinhamento entre o Marketing e Vendas.
De acordo com o Gartner, estima-se que 80% das interações de vendas B2B entre empresas e clientes ocorram em canais digitais.
Portanto, com a ascensão das redes sociais como canais de comunicação com todos os públicos, essa prática é essencial para que se crie diálogos com os clientes em potencial e, assim, torne os processos mais assertivos.
Neste artigo vamos compartilhar mais detalhes sobre esse alinhamento entre Marketing e Vendas, seus benefícios e possíveis resultados dessa colaboração.
A importância do alinhamento entre Marketing e Vendas
Basicamente, enquanto o time de marketing é focado na divulgação do produto ou serviço da empresa, a equipe comercial desenvolve um relacionamento com clientes em potencial com o único objetivo de vender.
Ou seja, o marketing informa sobre a empresa, capta leads e entrega para o time de vendas, que os prospecta de forma totalmente comercial. Mas já pensou que todos esses processos separados podem se tornar uma única operação que agrupe as habilidades e abordagens de todos esses profissionais?
Com uma estratégia unificada é possível entender a real dor do cliente em potencial e unir esforços para ser mais assertivo em práticas realmente necessárias - e, de bônus, atrair clientes que fazem mais sentido para a empresa.
Imagine que o alinhamento entre marketing e vendas nada mais é do que um processo que faça com que os dois times trabalhem em conjunto para um único propósito: vender de forma mais estratégica e qualificada, com foco em acompanhar o cliente em todas as suas etapas de compra (desde o primeiro contato até o pós-venda).
Mas e quando os times divergem em seus processos?
É aí que entra a importância de lideranças em sintonia com a cultura das organizações.
De acordo com uma pesquisa do Instituto de Engenharia de Gestão, líderes bem capacitados são os responsáveis por impulsionar a motivação e o desempenho dos funcionários, servindo como disseminadores da cultura organizacional na rotina da empresa.
Dessa forma, líderes podem mostrar o quanto este alinhamento é essencial para criar experiências consistentes e eficientes ao longo de toda a jornada do consumidor.
Benefícios da integração para alavancar a empresa
A ideia da integração dos setores é alinhar processos, definir objetivos comuns e criar uma abordagem colaborativa. Com essa lógica, há algumas vantagens perceptíveis:
Aumento de conversões, uma vez que os leads estão mais qualificados;
Otimização de processos, pois um mesmo método era realizado no marketing e depois no comercial - com a colaboração, é possível tornar um único procedimento;
Maior eficiência dos profissionais. Com um escopo mais claro e definido, cada especialista sabe suas responsabilidades e consegue focar nas suas entregas;
Maior engajamento dos clientes, que já são atraídos desde os primeiros contatos com a empresa;
Como as soluções Allcon podem auxiliar no alinhamento entre marketing e vendas
Se a sua empresa busca integrar as operações dos times de marketing e vendas, a ALLCON é a empresa ideal para ajudar nisso.
Com um time especializado no mundo dos negócios, a consultoria busca aprimorar estratégias, vendas, comunicação e a gestão de milhares de empresas.
Um dos programas da ALLCON é a Academia de Líderes, que tem como objetivo capacitar os seus gestores, abrangendo temas como gestão estratégica, gestão comercial e o desenvolvimento de liderança. Além disso, o projeto oferece ferramentas práticas, capacitando líderes a enfrentar desafios complexos e promovendo o desenvolvimento de suas soft skills.
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