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Transforme sua Empresa com Inteligência Competitiva

Foto do escritor: Allcon consultoriaAllcon consultoria

Prosperar um negócio não é fácil — é preciso ter noções sobre o produto ou serviço, mas principalmente ter noções sobre o nicho de mercado e uma inteligência competitiva pode auxiliar o crescimento da sua empresa.

Neste artigo iremos desbravar o mundo da inteligência competitiva para as empresas, explicando seu conceito na teoria, mostrando seus benefícios e como aplicar na prática.


Afinal, o que é Inteligência Competitiva?


Inteligência competitiva é uma prática de captação e organização de informações relevantes sobre o nicho de mercado que a empresa está inserida, o comportamento da sua concorrência e ainda seus próprios clientes. Com esses dados  coletados, é possível analisar tendências e cenários, podendo projetar um plano mais eficiente para o negócio.

Ou seja, inteligência competitiva é basicamente se antecipar às exigências do mercado e utilizar dados estrategicamente para uma tomada de decisão mais assertiva tanto no curto como no longo prazo.


Além disso, ter a prática de manter uma inteligência competitiva na sua empresa pode reorientar seu modelo de negócios, suas metas e projeções para o futuro. É por meio dela que a evolução da empresa começa, pois seus insights dão condições para detectar e avaliar ameaças e oportunidades.


Este é um exemplo de um ciclo da inteligência competitiva:

  • Planejamento: nesta etapa é necessário fazer um estudo em relação a um determinado problema. Aqui, todas as metas e os futuros procedimentos são estabelecidos;

  • Coleta de informações: captação de dados para que possam ser transformados em insights úteis para a análise;

  • Análise: este é o ponto crucial, no qual a inteligência é gerada por meio da análise dos dados obtidos na etapa anterior;

  • Disseminação: para finalizar o ciclo, essa fase é dedicada à apresentação dos dados, de forma formal (seja uma reunião ou por meio de uma apresentação) e, posteriormente, na prática da estratégia traçada.


Na teoria: como a inteligência competitiva pode alavancar o seu negócio


Ao se dedicar à inteligência competitiva, a empresa (de qualquer porte ou setor) só tem ganhos — esses são alguns dos benefícios:


Prever os próximos movimentos dos concorrentes


E estar pronto para propor novas estratégias e combatê-los. Nada melhor do que já saber as estratégias alheias e, assim, poder definir as suas próprias de forma que converse com seu público da melhor maneira.


Encontrar oportunidades para crescer ainda mais o seu negócio


Ao prever os próximos passos do concorrente, é possível tomar uma decisão mais assertiva para colocar em prática no seu próprio negócio. Seja em novas propostas de produto/serviço ou seja na forma que se comunica com seu público, por exemplo. Isso tudo poderá impactar positivamente no faturamento, mix de produtos, ticket médio, aumento da base de clientes, taxa de conversão, positivação, entre outros.


Tomar decisões mais estratégicas


Com base em dados (e não apenas “achismos”), a tendência é que as decisões sejam mais precisas. Essas decisões podem ser sobre futuras estratégias, planos para os colaboradores, tipo de comunicação com os próprios clientes e muito mais! O foco é tomar decisões estratégicas mais embasadas.


Identificar oportunidades e ameaças


Seja do ambiente interno quanto do externo. Isso fará com que seja possível melhorar o que ainda não está 100%, se planejar para as próximas ações e ainda ligar o alerta para as atividades que podem ameaçar a saúde da empresa.


Compreender a repercussão das ações da empresa no mercado


E sabendo disso, já é um bom indicativo para reaver, realinhar e preparar atuações futuras. Como o mercado (independente do setor) está em constante mudança, é extremamente importante ficar de olho nas novidades, tendências e até em fatores que acontecem fora do Brasil.

Impulsionar a performance comercial

A inteligência competitiva também pode impactar o setor comercial da empresa. Com sua prática, se torna possível aumentar o resultado qualitativo e quantitativo dos principais indicadores de performance comercial e otimizar a atuação na carteira de clientes para garantir a melhor cobertura de mercado (market-share).


Na prática: como aplicar a inteligência competitiva


Até aqui, falamos sobre a inteligência competitiva de maneira teórica. Mas e agora, como, de fato, colocá-la em prática no seu negócio? Conte com a tecnologia para tornar esse processo mais eficiente.

A tecnologia se torna uma aliada para aplicar a inteligência competitiva na sua empresa, pois além de reunir todas as informações em apenas um local, é possível otimizar tarefas e integrar softwares para que todos os dados coletados sejam incluídos de maneira automatizada.

O importante é facilitar o trabalho e permitir que todos os envolvidos estejam a par de todas as informações em tempo real.


Como os clientes da ALLCON transformaram seus negócios com a inteligência competitiva


A ALLCON investe no crescimento dos seus clientes de forma estratégica e muitos deles já praticam a inteligência competitiva em suas estratégias. Esses são alguns cliente que já transformaram suas ações com o apoio das informações geradas pela inteligência competitiva:


Vamos transformar o seu negócio também?

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